domingo, 13 de dezembro de 2009

Semana 8

Boa ComunicaçãoMarcadores de Livro

Apresento como bons exemplos de comunicação estes dois marcadores de livros da cidade de Vila Franca de Xira. A imagem é apelativa, exprime de forma exacta a tradição da terra, e o nome da cidade é legível, apesar de achar desnecessária a repetição, que de qualquer modo também não considero grave. Apresenta de forma clara o logótipo do Turismo de Portugal, demonstrando que é uma cidade que aposta no mesmo, e também de forma legível os mais importantes contactos da terra, caso necessários. Penso que dentro do contexto, cumpre com todas as expectativas.


Má ComunicaçãoDesdobrável Barco Varino "Liberdade"

Em contra-partida, apresento um desdobrável , da mesma cidade, que pretende dar a conhecer uma tradição da terra: o Barco Varino “Liberdade”. Penso que no geral poderia ser um desdobrável bem conseguido se não cometesse alguns erros de comunicação. Erros esses, por exemplo, a exagerada ornamentação gráfica do próprio desdobrável: imagens, elementos gráficos e a sua disposição, tornam uma leitura difícil do mesmo. Considero importante a descrição apresentada e a respectiva tradução para outras línguas, mas talvez devesse ser mais sucinta, de modo a não tornar a leitura demasiado enfadonha. O corpo do texto deveria ser outro, penso ser demasiado pequeno e logo, pouco legível, assim como a sua organização, que torna o desdobrável exageradamente confuso e “cheio”.





Semana 7

Boa ComunicaçãoPanfleto Anel Contraceptivo

Apresento como bom exemplo de comunicação um panfleto desdobrável acerca do Anel Contraceptivo. Para além de ser um panfleto agradável à vista , explica de forma sucinta tudo o que é necessário saber sobre este contraceptivo: O que é, para que serve, as suas vantagens e desvantagens, como se utiliza, as suas contra-indicações, informações importantes como números de telefone que possam vir a ser utéis, etc. Todos os textos apresentados se encontram legíveis e bem resumidos, evitando assim uma leitura enfadonha. Penso que a escolha de cores também é adequada, visto ser um assunto sério e portanto necessitar de uma paleta de cores mais reduzida e “clássica”. Penso que as ilustrações utilizadas também são bastante adequadas ao contexto.


Má Comunicação

Flyer Tradicional Receita

Como mau exemplo de comunicação apresento um flyer de uma pastelaria : Tradicional Receita em Vila Franca de Xira: e posso começar exactamente por aqui. No flyer existe um erro na descrição do local: é Vila Franca DE Xira e não Vila Franca Xira. Penso que é um erro que não pode acontecer em meios de comunicação como este, apesar de não ser grave. Apesar da fácil leitura (em termos de corpo de texto) e directa informação que apresenta, considero que o tipo de letra escolhido não é adequado pois pode causar algum tipo de dificuldade na leitura, e a sua estrutura também não se adequa: torna todo o flyer desorganizado , confundindo o leitor.



quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Semana 6

Boa ComunicaçãoEmbalagem Listerine

Aqui apresento um exemplo de comunicação que, infelizmente, serve de bom e de mau ( o qual ja apresentarei mais a frente). Começo por dar a minha opinião respect
ivamente à boa comunicação. É apresentada uma embalagem de Listerine, um antiséptico oral, o qual considero como um bom exemplo de comunicação pela mensagem clara que o seu rótulo apresenta: a dosagem ideal, o nome bastante visível, a designação do produto, o seu objectivo, a marca de confiança. Penso que mensagem mais objectiva não poderia transmitir, tendo em conta o produto que é.

Má Comunicação
Verso da embalagem de Listerine

Em contrapartida, viramos a embalagem, onde encontramos todas as indicações do produto, e deparamo-nos com um pequeno alerta para o público, o qual nos dá as instruções para abrir e fechar a embalagem e apresenta um erro ortográfico: no final da frase, a palavra "fechar" deveria estar no lugar da palavra "fecha". Penso que sendo um produto massificado que sai para todo o mercado, não deveria ser permitida uma falha como esta, tanto tem termos de ortografia, como de revisão do produto.