quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Semana 2

Boa Comunicação

Portas de casa de banho no CCB

Considero estas duas portas de casa de banho um exemplo de boa comunicação porque a mensagem não poderia ser transmitida de forma mais directa. Como podemos reparar, o símbolo que distingue a casa de banho dos homens e a das mulheres, é representado por pequenos símbolos igualmente representativos desse conceito, o que da um efeito visual muito bem conseguido e que transmite de forma simples a mensagem pretendida. Penso que a dimensão escolhida para o efeito também é adequada. É impossível uma pessoa enganar-se ao entrar na casa de banho.


Má Comunicação

Vitrina de sandes do bar da ESAD.CR

Uma destas manhãs deparei-me com a seguinte situação: fui tomar o pequeno-almoço ao bar da escola e queria uma sandes mista. Não encontrei nem consegui distinguir. Perguntar não era uma opção visto que estava uma fila enorme e penso que numa universidade (principalmente de artes/design) deve haver organização e boa comunicação. Esta imagem representa a vitrina das sandes. O porquê de ter considerado esta imagem do quotidiano um exemplo de má comunicação é o simples facto de uma pessoa querer uma sandes mista, e esta, como qualquer outra, não estar sequer identificada. Uma simples etiqueta resolvia o problema.

domingo, 25 de outubro de 2009

Semana 1

Boa Comunicação

Capa de Livro de CD da Colecção "Amália Sempre"

Considero estas duas capas bons exemplos de comunicação porque dentro do conceito em que se inserem, uma colecção comemorativa dos 10 anos da morte da fadista, demonstram de forma simples e directa a mensagem que se pretende transmitir: recordar a artista.
Podemos notar essa mensagem no título da colecção, "Amália Sempre", que passa de forma directa a mensagem que a colecção pretende transmitir. O facto deste estar destacado a vermelho e branco sobre imagens a preto e branco, leva a um contraste bastante apelativo.
Penso que todo o conjunto é directo e apelativo e transmite de forma simples a mensagem pretendida.


Má Comunicação

Newsletter Zon Tvcabo

Considero esta newsletter um exemplo de má comunicação devido a toda uma desorganização de informação. Apesar de ter títulos bem destacados e destes apresentarem uma boa leitura, os respectivos textos apresentam uma grande diferença de dimensão. Não existe uma ordem de leitura. O leitor perde-se na newsletter sem saber o que ver primeiro ou sem identificar o que é realmente importante.